Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

Programa de Extensão

Programa de Extensão

A Extensão Universitária é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, que promove a interação transformadora entre a Faculdade e outros setores da sociedade onde a primeira transmite conhecimentos acadêmico-científicos e a segunda transmite experiências vivenciais.

 

No artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, lê-se: “as universidades/IES gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacando-se esses três pilares básicos que sustentam essas instituições.

 

Diante disso, o Programa de Extensão da FCM/TR - busca solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Instituição de Ensino. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras. Portanto, sustenta-se na interação entre a comunidade acadêmica e a população do entorno, dando ênfase ao papel transformador da Faculdade, por se abrir à participação da comunidade.

 


 

As modalidades de extensão se fundamentam na pesquisa e no ensino. Assim, a extensão, derivada da produção do conhecimento, pode constituir-se em:


• Cursos de Extensão: cursos promovidos pela Instituição, que têm como requisito o nível de escolarização exigido por cada curso, como parte do processo de educação continuada, e que não se caracterizam como atividades regulares do ensino formal de Graduação;
• Eventos: incluem atividades de curta duração, como palestras, seminários, congressos, entre outras modalidades;
• Programas de Ação Continuada: compreendem o conjunto de atividades implementadas continuamente, que têm por objetivos a integração social, numa interface com as comunidades, e a integração com instituições de ensino;
• Prestação de Serviços: compreende a realização de consultorias, atividades assistenciais e outras, não incluídas nas modalidades anteriores, que utilizam recursos humanos e materiais de todas as unidades da Instituição.

 


 

Uma das atividades de extensão desenvolvida é o Projeto de Extensão.

 

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula, ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
Os projetos de extensão da SUPREMA são idealizados por docentes e discentes e colocados em prática após a avaliação da Coordenação de Extensão. Os temas são diversos e, em grande parte, multiprofissionais, permitindo que as informações recebidas em sala de aula sejam replicadas nas comunidades que representam o cenário de atuação do projeto.
A humanização enquanto elemento constituinte da formação em saúde se mostra como parte fundamental do processo de graduação. Alguns espaços mostram-se propícios a vivência de tais práticas, unindo a teoria aprendida nos espaços de ensino com o dia a dia de um serviço de saúde, proporcionando o contato com as mais variadas pessoas. 
Alguns projetos de extensão podem ser criados a partir das ações sociais desenvolvidas pelos estudantes com o objetivo de consolidar o aprendizado adquirido em ambiente escolar. Assim, justifica a proposta de humanização e de valorização do respeito e da ética dos estudantes de saúde que serão graduados pela Faculdade de Ciências Médicas – SUPREMA.

 

A tramitação do Projeto de Extensão regular segue a sequência:
1) O Professor-Coordenador do projeto encaminha para a Coordenação de Extensão o relatório de abertura preenchido que se encontra no site da Faculdade;
2) A Coordenação de Extensão avalia o documento preenchido. Será validado se todos os pré-requisitos forem satisfeitos; 
3) Após a validação do projeto, é solicitado ao Professor-Coordenador a criação do Edital.
4) Criado o Edital, analisado e aprovado pela Coordenação de Extensão, será encaminhado para a Coordenação Pedagógica para o registro. A seguir, a Coordenação Pedagógica aciona o Marketing para a postagem no site da Faculdade, cujo objetivo é torná-lo público à toda comunidade acadêmica.
5) Após a conclusão do projeto, o Professor-Coordenador deverá encaminhar o relatório final para a Coordenação de Extensão validar.  Assim, o destino do documento validado é a secretaria da Faculdade (SAR) para certificação da atividade de extensão.

 


 

Clique no link abaixo e faça o download dos arquivos

 


 

Contatos Importantes:


Coordenação de Extensão:
Profª. Tatiana Fulco – email: tatiana.fulco@tr.suprema.edu.br (terças-feiras manhã tarde, quartas-feiras à tarde e quintas-feiras manhã e tarde)


Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro