Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

NDCT: Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Programa de Práticas Investigativas

 

O Programa de Práticas Investigativas – PPI da FCM/TR - Suprema foi criado com o objetivo de permitir aos acadêmicos a vivência da investigação nas atividades do seu curso de Graduação, permitindo que os estudantes aprendam pesquisando e pesquisem aprendendo. O ato de pesquisar cumpre a importante tarefa educativa de transformar: primeiro, porque muda a prática docente e, segundo, por que passa a ser uma atitude do homem diante do mundo.

 

Sempre que aplicada, a Prática Investigativa deverá basear-se na Metodologia da Problematização, e planejada segundo as etapas: 1ª) observação e identificação dos principais problemas relacionados a um determinado tema; 2ª) reflexão sobre os determinantes estruturais e contextuais do problema; 3ª) elaboração de um novo nível de conhecimento sobre os problemas estudados, através da teorização dos mesmos; 4?ª) levantamento de hipóteses de solução; 5ª) teste das hipóteses de solução e aplicação à realidade. 

 

A Metodologia da Problematização toma como ponto de partida um aspecto da realidade, que deverá ser observado para, a partir daí, identificar os problemas. Cada um é explorado detectando suas possíveis causas e formulando, assim, as hipóteses de solução para o problema em foco. E por fim, através das hipóteses de solução, interfere-se na realidade, aplicando as mesmas para transformá-la.

 

O acadêmico, após ter realizado o trabalho de investigação, deve encontrar, entre as hipótese de solução para o problema, uma solução viável e criativa para aplicar à realidade. 

   


Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro