Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

BIBLIOTECA

Previsão e Expansão do Acervo

Para manter o acervo qualitativa e quantitativamente bem dimensionado, a Biblioteca da FCM/TR investe na aquisição de novos títulos, seguindo as diretrizes bibliográficas especificadas no ementário do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina. O acervo bibliográfico tem sua expansão prevista com alocação de recursos orçamentários constantes no planejamento econômico-financeiro constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) e dar-se-á por meio da solicitação dos docentes em razão da atualização do PPC.


O acervo atual atende de maneira excelente aos programas das disciplinas do curso, avaliados periodicamente por meio da política de desenvolvimento de coleções. Assim, a política de expansão e atualização do acervo está prevista, com critérios e prioridades em relação à seleção e aquisição de material para compor o acervo.


A Biblioteca é um dos elementos primordiais para o processo ensino-aprendizagem e esta política possibilitará que a coleção cresça de forma consistente, qualitativa e quantitativamente. Portanto, o estabelecimento de diretrizes a serem seguidas no processo de seleção e aquisição de todos os materiais objetiva facilitar o acesso às fontes informacionais e disseminar o conhecimento no âmbito da comunidade interna e externa, em apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Estas determinam também, a expansão do espaço físico, dos recursos humanos, materiais e dos produtos e serviços de informação.


A coleção será selecionada e desenvolvida para atender os interesses e necessidades de seus usuários, facilitando sobremaneira o acesso, a recuperação e a disseminação da informação. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedecerá ao disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC – Inep/MEC nº 02/2014.
O acervo será permanentemente organizado e estará em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta, a qualquer tempo, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), pelos órgãos e agentes públicos atuantes para fins de regulação, avaliação e supervisão.


Segue abaixo a tabela demonstrando como se dará a expansão do acervo.

TABELA 1: Porcentagem de Atualização e Expansão do Acervo

PORCENTAGEM DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

Acervo

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5

Número total de exemplares

2838

2980

3040

3101

3163

Número de Exemplares de Expansão

245

142

60

61

62

Percentual da Expansão*

9,4%

5%

2%

2%

2%

 

*O aumento percentual é relativo ao número de exemplares do ano anterior.


Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro