Apresentação
                            “A FCM/TR mantém o  compromisso com a excelência acadêmica, a inovação pedagógica e a formação de  profissionais qualificados para os desafios contemporâneos. O Projeto  Pedagógico de Curso (PPC) constitui um elemento central na organização do  ensino superior, sendo um instrumento essencial para orientar o desenvolvimento  intelectual e profissional dos estudantes. 
                            Mais do que um documento técnico, o  PPC representa uma construção coletiva fundamentada em bases teóricas e  metodológicas alinhadas aos avanços da ciência e às demandas sociais,  mantendo-se em constante atualização.
                            
                              Elaborado com foco na  qualidade acadêmica e não apenas no atendimento às exigências legais, o PPC  expressa o comprometimento institucional com a formação crítica, ética e  cidadã. Seu conteúdo reflete a integração entre fundamentos teóricos sólidos,  práticas pedagógicas inovadoras e a valorização da articulação entre ensino,  pesquisa e extensão.
                            
                              O curso de Medicina, único  da Instituição, obteve conceito MÁXIMO (nota 5) na avaliação presencial (in  loco) realizada pelo INEP/MEC em 2024. Essa nota 5 refere-se ao Conceito de  Curso (CC), indicador que expressa a qualidade do Curso ofertado.
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                      No ciclo avaliativo do ENADE  2023 foram avaliados três importantes indicadores (calculados em uma escala de  1 a 5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio  Teixeira (INEP/MEC). 
                      
                        -  Conceito Preliminar de  Curso (CPC): reflete a qualidade do curso de graduação oferecido.
 
                        - Exame Nacional de  Desempenho dos Estudantes (ENADE): avalia o desempenho dos estudantes em  relação aos conteúdos e competências de sua área de formação.
 
                        - Índice Geral de Cursos  (IGC): avalia a instituição de forma mais ampla, considerando os resultados do  CPC e do ENADE de todos os cursos avaliados.
 
                      
No CPC, o curso alcançou  conceito 4, com nota contínua de 3,182, posicionando a FCM/TR como o 4º melhor  curso do estado do Rio de Janeiro (3º entre as instituições privadas) e na 86ª  colocação nacional entre 309 instituições avaliadas, públicas e privadas.
                          
                            No ENADE, o desempenho  também foi expressivo: com nota contínua de 2,72, o curso obteve conceito 3,  ficando a apenas 0,23 da nota 4. Esse resultado coloca a FCM/TR entre os seis  melhores cursos de Medicina criados por meio do programa Mais Médicos, edital  nº 6/2014, que autorizou a abertura de 39 novos cursos no país.
                          
                            O IGC avaliado foi conceito  4, o que demonstra uma média excelente levando em consideração as notas do  ENADE e CPC.
                          
                            O desempenho da Instituição  nessas avaliações reflete um trabalho consistente e integrado, com base na  qualificação acadêmica, na inovação pedagógica, nos investimentos em  infraestrutura e, principalmente, no comprometimento e na Excelência do Corpo  docente, da Equipe técnico-administrativa, dos Estudantes e da Direção  institucional.”