Serviços e Produtos Oferecidos
- Acervo de livros: a Biblioteca possui um acervo vasto na área de medicina, se constitui pelas bibliografias básicas e complementares indicadas no Plano Pedagógico do Curso (PPC), indicações de obras pelo corpo docente para atualização do acervo e doações;
- Atendimento ao usuário: orientação aos usuários quanto à recuperação das informações do acervo e a utilização dos serviços oferecidos;
- Atendimento personalizado ao usuário: os usuários poderão agendar atendimento personalizado com a bibliotecária responsável, a fim de sanar dúvidas sobre: normalização de trabalhos acadêmicos, citações, elaboração de referências, pesquisa em bases de dados;
- Bases de dados: os alunos possuem o acesso online a várias bases de dados como: EBSCO. Biblioteca A, MedLine, SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LILACS e Cochrane, que possuem acesso online;
- Comutação Bibliográfica: a Biblioteca participa do programa COMUT do IBICT/CNPq que permite localizar e solicitar cópias de artigos de periódicos no Brasil e no exterior;
- Consultas ao acervo: é a busca e a identificação de fontes de informação necessária ao usuário no acervo da Biblioteca. Será franqueada a toda comunidade acadêmica, podendo ser feita no balcão de atendimento, no site da FCM ou nos terminais de consulta localizados na Biblioteca;
- Devolução: a devolução deverá ser feita somente no recinto da biblioteca, não estando nenhum outro setor autorizado a receber o material;
- Empréstimo de obras para consulta local: as obras de consulta local pertencem a Coleção “Não circula”, são reservadas a consulta interna na Biblioteca e só poderão ser emprestadas com autorização da bibliotecária responsável;
- Empréstimo: o empréstimo de livros é franqueado aos alunos, professores, e funcionários da instituição. O limite de obras e o respectivo período de empréstimo variam de acordo com a categoria de cada usuário;
- Envio de e-mail: a base de dados da Biblioteca (RM/TOTVS), envia mensagens de notificação de empréstimo a vencer, cobrança de obras em atraso e disponibilização de obras reservadas;
- Guarda-volumes: é facultado ao usuário sua utilização para a guarda de bens pessoais - somente durante a sua permanência na Biblioteca;
- Laboratório de Informática: equipado com computadores conectados à internet, viabilizando o acesso e a pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais para obtenção de material bibliográfico, acesso ao acervo da biblioteca virtual, elaboração de trabalhos acadêmicos;
- Levantamento bibliográfico: atendimento a solicitação do usuário de referências bibliográficas sobre determinado assunto, título e/ou autor. Pode ser feita no catálogo da própria Biblioteca ou em bases de dados digitais ou ainda de outras bibliotecas;
- Normalização bibliográfica: orientação de normalização de trabalhos acadêmicos e textos científicos;
- Pesquisa bibliográfica: o apoio ao usuário na busca de informação: consiste em selecionar os documentos que tratam do assunto solicitado, colocando-os à sua disposição;
- Renovação: extensão do prazo de devolução dos materiais emprestados, pode ser realizada pelo Portal do Aluno, diretamente no balcão de atendimento, pelo e-mail da biblioteca ou pelo atendimento pelo WhatsApp. Fica impossibilitado de realizar esse procedimento: os usuários que possuem multas vencidas; a obra se encontra reservada; e/ou o acadêmico que se encontra suspenso;
- Reserva: o usuário e apenas ele, poderá reservar até três obras que ficarão à sua disposição por 48 horas após a disponibilização da referida obra. O usuário será notificado através do e-mail institucional que a obra encontra-se disponível, caso o empréstimo não seja realizado neste período, a obra reservada passará para o próximo usuário na lista de reserva ou em caso de não houver mais reservas, a obra retorna a prateleira;
- Salão de leitura e pesquisa bibliográfica: espaço destinado aos estudos individuais e em grupo, com cabines individuais de estudo (algumas estão equipada com um tablet, para viabilizar as pesquisas e estudos dos usuários);
- Salas de estudo de pequenos grupos (Tutorias): localizadas no 2º e 3º andar do Prédio Acadêmico 1 (ACD 1) - mesmo prédio de instalação da Biblioteca, são salas de estudo coletivo e que fornecem estrutura para o estudo e reuniões acadêmicas;
- Treinamento de usuários: o treinamento de usuários da Biblioteca oferece à comunidade acadêmica (alunos, professores, técnico-administrativos e pesquisadores), treinamento no uso dos recursos de informação, utilização das bases de dados (EBSCO e Biblioteca A), aplicação das regras de normalizações, entre outros, visando sempre a capacitação dos usuários e melhoramento dos serviços prestados pela Biblioteca.