Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

Mantenedora

Gestão de Qualidade

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema agora éNBRISO 9001:2015! A instituição recebeu o certificado pela empresa DNV GL, decorrente da auditoria realizada em julho 2022, evidenciando seu diferencial nos processos de gestão da qualidade, que refletem no alto nível do ensino oferecido.

 

ISO 9000
É um conjunto de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão da qualidade em qualquer organização. A instituição que obtém o certificado atesta ao seu público e ao mercado a seriedade e a transparência com que trata seus processos administrativos e gerenciais.
 A norma ISO 9001 fornece um modelo para um sistema de gestão da qualidade que foca a eficácia dos processos, para que o negócio alcance os resultados desejados.

 

 Por que a certificação é importante?
Um dos benefícios é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação passa a ter. Representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos com maior produtividade.

 


 

Política de Qualidade

Buscar a qualidade no ensino superior, visando satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas, considerando as estratégias organizacionais e proporcionando sempre a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

 



Objetivos da Qualidade


1º Assegurar que o SGQ esteja estabelecido, implementado e mantido conforme a norma ISO 9001:2015
2º Acompanhar o desempenho do SGQ
3º Assegurar o alcance/ acompanhamento dos requisitos das partes interessadas em toda organização
4º Garantir a implementação e o acompanhamento dos objetivos estratégicos;
5º Acompanhamento da satisfação do cliente externo.

 


 

Programa SGQ:5S


A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema iniciou, em 2018, o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com Base no Programa SGQ:5S (Seletividade, Sistematização, Sem Sujeira, Saúde e Socialização), em parceria com a empresa MFC Consultoria. O objetivo era direcionar os esforços para a visão da Qualidade, com foco na ética dos negócios, na valorização do ser humano e no crescimento com sustentabilidade.


Este sistema permite que a Organização trabalhe com: práticas de gestão direcionadas ao Programa SGQ:5S, Sistema da Qualidade, Responsabilidade Socioambiental e Segurança, e Saúde Ocupacional, buscando atender às necessidades e às expectativas do cliente.


Uma vez inserida no sistema, a Instituição passa por uma evolução, desde a mudança da cultura e do ambiente organizacional até a implantação da Gestão Integrada da Qualidade.
A figura abaixo, retirada do Manual do Regulamento do Top Quality, demonstra com mais clareza este processo:



 

Sustentabilidade

 

O Prêmio da Sustentabilidade engloba estas atitudes empresariais de forma voluntária para estabelecer conscientemente em suas estratégias um modelo capaz de amenizar a grande velocidade da degradação da qualidade de vida do nosso planeta, a extinção de várias espécies de flora e fauna. Além disso, pretende promover a conscientização da responsabilidade de todos com o padrão de comportamento da sustentabilidade, sedimentado no modelo TRIPLE BOTTON LINE, que é ser uma organização ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.


No ano de 2022, a FCMS/TR iniciou a elaboração do Relatório de Sustentabilidade apresentando o compromisso com as práticas Ambientalmente Correta, Socialmente Justa e Economicamente viável para conquista do Prêmio Top Sustentabilidade.

 


 

Política Ambiental

 

“Assegurar a coleta seletiva e o tratamento adequado dos resíduos gerados pela organização contribuindo na redução de acidentes e dos impactos ambientais”

 


 

Política de Responsabilidade Social

 

“Oferecer condições que permitam assegurar um ambiente ético e profissional que visa a satisfação do funcionário e da comunidade da qual a organização está inserida”



Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro