Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

Mantenedora

Histórico

Histórico de Implantação e Desenvolvimento da Instituição

O ideal de criação da FCM/TR - Suprema têm origem na necessidade de estabelecer no município de Três Rios (RJ) uma escola de medicina. Conhecida como tecnopolo, Três Rios é um município que abriga grandes indústrias. Situa-se no interior do Estado do Rio de Janeiro e pertence à região Centro-Sul Fluminense, localizando-se próximo ao estado de Minas Gerais, distando desta, cerca de 50 km de Juiz de Fora. Apesar de todos estes atributos não possui até o momento (2018) uma escola de medicina que poderá a partir de sua criação melhorar significativamente as necessidades de saúde da sua população e região.


Por isso, um grupo de profissionais da saúde e professores com vasta experiência acadêmica no ensino superior em saúde se propôs a assumir esta missão com a proposta de criação da Mantenedora Três Rios Educacional LTDA e sua respectiva Mantida Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios

 

 

Primeira capacitação dos docentes da Suprema
Coordenada pelo Professor Rinaldo Henriques Aguilar da Silva

 


Para tanto, o grupo, desde 2012 vem investindo em instalações físicas em uma área de 30 mil m² onde estão construídas instalações administrativas, gabinetes e estações de trabalho para professores, sala de professores e de reuniões, salas de aula para pequenos e grandes grupos, sala para videoconferência, auditório, laboratórios de ensino, laboratório de habilidades, laboratórios de tecnologia de informação e comunicação, biblioteca, biotério, diretório acadêmico e área para esporte e lazer, instalados em condições adequadas, atendendo aos aspectos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade plena, conservação e comodidade dos espaços, respeitando as normas de segurança com a devida aprovação do Corpo de Bombeiros, devidamente equipadas para atender aos alunos do curso de Medicina a ser criado. Totalizando um investimento de aproximadamente 11 milhões de reais. Esta infraestrutura física está pronta para acolher os dois primeiros anos do curso de Medicina, com área total construída de 7.069,9 m².


O que baliza esta proposta é a experiência do grupo que em 2002 fundou a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF). Essa é mantida da Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema) que passou pelos processos de Credenciamento, Recredenciamento Institucional (portaria nº 917 de 12 de julho de 2011) com conceito institucional máximo (conceito 5) conforme relatório dos avaliadores. Cabe ressaltar que a FCMS/JF completou em 2016, quatorze anos de existência, passando pelas avaliações realizadas do ciclo avaliativo 2013 onde os conceitos obtidos foram: Índice Geral de Cursos (IGC) 4 (quatro), ENADE: Enfermagem conceito 4 (contínuo 3.2853), Farmácia conceito 3 (contínuo 2.4995), Fisioterapia conceito 4 (contínuo 3.6902), Medicina conceito 3 (contínuo 2.8252), Odontologia conceito 3 (contínuo 2.4073); CPC Enfermagem conceito 4 (contínuo 3.4410), Farmácia conceito 3 (contínuo 2.8121), Fisioterapia conceito 4 (contínuo 3.6764), Medicina conceito 3 (contínuo 2.9146), o que revela apenas 3 centésimos de proximidade para o conceito 4), Odontologia conceito 3 (contínuo 2.7265).




Portanto, a implantação da FCM/TR - Suprema irá contribuir com as demandas de saúde do município ao estabelecer uma proposta acadêmica orientada pelo desenvolvimento de competências profissionais por meio da utilização de métodos ativos de ensino-aprendizagem. Isso propiciará a formação de médicos mais competentes e comprometidos com o desenvolvimento das ciências médicas, das condições socioeconômicas, tecnológicas e culturais alicerçado em valores éticos e humanos.
Esta escola médica irá também propiciar um fortalecimento da pactuação com o Serviço Único de Saúde (SUS), por meio do Contrato Organizativo da Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), otimizando a referência e contra referência e o uso da tecnologia leve, leve-dura e dura consolidando a necessária articulação ensino/serviço/comunidade.

 


 

Missão

A FCM/TR - Suprema acredita que a educação oportuniza o pleno exercício da cidadania e a transformação da sociedade. Para tanto estabeleceu nesse PDI (2016-2020) a seguinte Missão: oferecer ensino de excelência para formar profissionais competentes e humanistas, comprometidos com as necessidades socioambientais e de saúde da população.


Como parte da missão e para concretizar os propósitos torna-se imperioso que atue com:
- competência, demonstrada pela sua capacidade de formar Médicos aptos ao enfrentamento das novas condições impostas pelos avanços da ciência e da técnica e pelas grandes mudanças verificadas nas relações de trabalho, contribuindo para o avanço do conhecimento;
- pertinência, capaz de permitir a rápida resposta às demandas e às necessidades da sociedade, contribuindo efetivamente para a solução de problemas locais, regionais e nacionais bem como propondo soluções inovadoras;
- equidade, capaz de contribuir decisivamente para a igual distribuição de oportunidades.



Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro