Suprema - Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios - FCM/TR

Infraestrutura de Ensino

Laboratórios de Ensino

 

Laboratório de Anatomia

 

O Laboratório de Anatomia Humana foi construído com arquitetura moderna, em consonância com as especificações de biossegurança, ventilação e preservação ambiental, destinados ao conjunto de disciplinas de Anatomia. A área total construída é de 227m2.

 

São constituídos de uma sala de preparo e manuseio com tanque para cadáveres e uma geladeira para conservação das peças. Possuem, também, modelos esquemáticos, peças em resina de padrão internacional, morfologicamente similares às biológicas, e softwares educativos que facilitam a aprendizagem. Apresentam iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização. Abaixo, a relação de peças anatômicas, equipamentos, atlas e roteiros de estudos, visando a política de expansão.

carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando
     
carregando carregando  

 

 


 

Laboratório de Fisiologia

 

Os Laboratório de Fisiologia apresentam uma área total de 161m2. Apresentam bancadas de madeira, com tampo de fórmica; 30 bancos cada; pia em aço inoxidável; e estantes de madeira. Apresentam iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização.

 

Os laboratórios são equipados com modernos equipamentos para o ensino e a pesquisa em Biofísica e Fisiologi, Farmacologia e Técnica Operatória.

carregando carregando carregando

 

Laboratório de Bioquímica

 

Laboratório de Bioquímica atende às disciplinas da Bioquímica e correlatas ministradas para os cursos de Medicina.

 

A área total do laboratório é de 60 m². O laboratório está equipado com estantes para acomodação dos materiais dos alunos e bancadas, com bicos de Bunsen para o trabalho discente, destacando as adaptadas para alunos com necessidades especiais. Está dotado com lousa, pias em aço inoxidável, armário e prateleiras. Possui equipamentos, vidrarias e reagentes que atendem aos objetivos de cada aula prática.

 

Apresenta boa iluminação natural, bem como boa ventilação. Conta, ainda, com dispositivo para emergência ocular e ducha, para corpo inteiro.

 

Apresentam condições de fácil higienização e construção dentro das normas de biossegurança.

 

carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando

 

Laboratórios de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia

 

Os Laboratórios de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia, (Bloco B) têm área total de 92 m2, com bancadas, todas equipadas com microscópios binoculares, totalizando 30 microscópios. Possuem condições de fácil higienização, iluminação adequada, boa ventilação e construção dentro das normas de Biossegurança.

 

As lâminas – para estudo de células e tecidos diversos estão acondicionadas em caixas adequadas e devidamente identificadas. O laboratório possui um microcomputador acoplado a um projetor de mídia, para projeções de lâminas e de imagens geradas pela web.

 

Os acadêmicos acompanham todos os procedimentos do professor via projeção multimídia: um avançado sistema de projeção no qual um microscópio acoplado a uma câmera de vídeo transmite a imagem ao vivo para os estudantes, enquanto o professor faz a explanação sobre a imagem projetada. Isto melhora o entendimento e amplia a capacidade de estudo em horários extra classe.

carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando

 

 


 

Laboratório de Histologia e Microscopia

 

O Laboratório de Histologia conta com 40 microscópicos e um microscópio de projeção, no qual é possível fotografar lâminas e realizar a transmissão de imagens observadas, diretamente ao smartphone dos estudantes.

 

Além disso, conta com laminários individualizados específicos por área (Histologia: 99 lâminas e Patologia: 135 lâminas), 4 bancadas de madeira e 40 banquetas acolchoadas.

 

carregando carregando carregando
     
carregando carregando carregando

 

 


 

Sala de Técnica Operatória

 

A Sala de Técnica Operatória é um espaço que possibilita o treinamento de habilidades práticas e apresentação ao estudante sobre importantes técnicas cirúrgicas.

 

Possui 2 mesas, 12 banquetas, 2 estantes para organização de material, como caixa com instrumentos cirúrgicos, placas de silicone e espumas para treinamento de sutura.

 

A sala permite práticas com manequins para simulação de traqueostomia, drenagem torácica, sutura, montagem de mesa cirúrgica, entre outras.

carregando carregando carregando
     
carregando carregando  

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro