Suprema | Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios | FCM/TR

Notícias


Warning: include(list-categorias.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/suprematr/public_html/noticia-interna.php on line 75

Warning: include(list-categorias.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/suprematr/public_html/noticia-interna.php on line 75

Warning: include(): Failed opening 'list-categorias.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php54/root/usr/share/pear') in /home/suprematr/public_html/noticia-interna.php on line 75
Categoria

Pós-graduação em Ecocardiografia amplia referência em Cardiologia

Publicado em: 26 de mar�o de 2019

Já está funcionando, com aulas práticas no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, uma das poucas pós-graduações em Ecocardiografia do país. A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema recebeu credenciamento para o curso pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (Departamento de Imagem Cardiovascular), permitindo que a pessoa que conclui o curso de dois anos fique habilitada a fazer a prova e obter título de especialista em Ecocardiografia pela SBC.

 

O curso, sob responsabilidade da Coordenadora de Cardiologia do HMTJ e preceptora da Suprema, Marselha Barral, está funcionando com duas turmas - com quatro médicos, em cada - que atuam em paralelo em dois aparelhos. A pós-graduação é composta de aulas teóricas e práticas. Pode ter até quatro turmas - uma por final de semana -, mas, por enquanto, não está com ocupação completa para não sobrecarregar o setor.

 

Dra. Marselha explica que com as aulas práticas no HMTJ são atendidos, por final de semana, até 50 pacientes externos (cerca de 100 por mês), além dos pacientes internados no hospital. O que ajuda a atender a demanda pelo exame, previsto dentro da meta da contratualização com o SUS e evita longas fila de espera. Um professor especialista sempre orienta a prática dos alunos, garantindo a acuidade dos resultados.

 

Reconhecimento nacional

A parceria Suprema/HMTJ está virando uma referência em Cardiologia no país, com a ampliação do ensino especializado na área e projetos como o CNRAC - parceria com o Ministério da Saúde que destina ao hospital, pacientes para procedimentos cardiocirúrgicos de qualquer estado brasileiro. Tendo campos férteis de aprendizado em projetos como este, além do hospital atender a demanda da macrorregião Sudeste, a Suprema, em paralelo, se estabelece como um dos principais centros formadores no país, podendo ter sua quarta pós-graduação em Cardiologia aprovada este ano.

 

O curso mais recente é o de Ecocardiografia, mas também já está funcionando a Pós-Graduação em Cirurgia Cardíaca, aprovada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, sob responsabilidade do cardiocirurgião Vagner Campos. A que funciona há mais tempo é a de Cardiologia Geral - também orientada por Marselha Barral e avalizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. E a próxima a ser implantada, apenas aguardando visita da entidade desta subespecialidade, é a de Cardiologia Pediátrica, que funcionará sob orientação da médica Sara Guedes. Todos os cursos de pós-graduação são aprovadas pelo MEC e pela AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

Rua Isaltino Silveira, 1470, Bairro Cantagalo - Três Rios - Rio de Janeiro, RJ

(24) 99883-8912
Todos os direitos reservados Futuro