Campanha Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida

Publicado em: 18 de janeiro de 2019

O mês de janeiro é marcado pela Campanha "Janeiro Branco", que apresenta como objetivo sensibilizar toda a população para a prevenção e a promoção da saúde mental, o cuidado dos fatores emocionais e as possíveis intervenções na presença do adoecimento psíquico.

O mês, escolhido por ser o primeiro do ano, é marcado pelo início, pela nova "página em branco a ser escrita da vida", pelos novos projetos e desejos.

A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios - Suprema conta com o NADD (Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente) e o Programa de Mentoring: um importante espaço dentro da instituição para o cuidado com a saúde mental, através de encontros individuais e grupais. Desde o início da graduação, as psicólogas convidam os estudantes para um encontro de acolhimento grupal e um bate-papo individual. Ao longo do curso, encontros no Programa de Mentoring e atendimentos com a equipe do NADD mantêm este espaço de escuta e amparo das questões emocionais que envolvem o percurso acadêmico.

Durante a trajetória acadêmica, os estudantes passam por diversas fases e objetivos, acompanhados por fatores pessoais, sociais, acadêmicos e vocacionais, com a construção de uma nova identidade - a identidade profissional - e, ao longo do caminho, podem ser acompanhados por dúvidas, incertezas, medos, desejos, realizações... Cada um vivencia essas experiências de uma forma, podendo alguns encontrar nas mudanças "janelas de oportunidades" e outros desenvolverem sofrimento psíquico na presença delas.

Por isso, é importante que todos os acadêmicos e suas famílias saibam que podem contar com os Programas de Apoio da Suprema para serem acolhidos e atendidos.

Fica o convite: caso você, estudante, sentir vontade e necessidade de ser atendido por um destes Programas, procure-os!

Lembre-se: Quem cuida da mente, cuida da vida!