Atividades Complementares
Compondo o currículo pleno do curso orientado para o desenvolvimento de competências da FCM/TR a Unidade Educacional Complementar se realiza segundo os critérios estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso conforme Resolução CES/CNE Nº 2/2007 tendo por fundamento o Parecer CES/CNE Nº 8/2007. Essa, objetiva o desenvolvimento de um programa complementar de estudos que fortaleça a integração entre a prática e teoria e permita incorporar experiências que concorram para o seu crescimento profissional permitindo incorporar conhecimentos, habilidades, competências e conteúdos consonantes com as necessidades do setor saúde na região, permitindo a flexibilização curricular.
                          Nesse  sentido, a Instituição atribuiu as atividades complementares como uma parte da  carga horária total do curso, optando por não as alocar em semestres  específicos, podendo ocorrer do início ao final do curso, estabelecendo a  flexibilidade curricular conforme determina DCN’s (2014) (artigos 25 e 27  parágrafo único). São planejadas pelos estudantes, seguindo seu interesse  pessoal, orientados pelos professores e pela coordenação do curso, que as  validam a partir de critérios previamente estabelecidos considerando o  regulamento institucional. 
                          Dentro desta  mesma perspectiva as Atividades Complementares podem incluir projetos de  pesquisa, monitoria e estágios, iniciação científica, projetos de extensão,  módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de disciplinas  oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão  do exercício profissional, ainda que esses conteúdos não estejam previstos no  currículo pleno de uma determinada instituição, mas nele podem ser aproveitados  porque circulam em um mesmo currículo, de forma interdisciplinar, e se integram  com os demais conteúdos realizados. 
                          Constituem  subsídios importantes no currículo do curso, pois permitem a criação de  diferentes tempos e espaços de vivência acadêmica para os discentes e para a  socialização dos resultados de trabalhos capazes de propiciar atuações  diferenciadas, percursos de aprendizagem variados, distintos modos de  organização do trabalho, possibilitando o desenvolvimento e/ou a construção de  competências e habilidades pela atuação cooperativa, bem como por atividades  autônomas dos estudantes em projeto de investigação sobre temas específicos.  Após a validação das mesmas os documentos comprobatórios são arquivados em  pastas individualizadas de cada estudante segundo critérios pré-estabelecidos  de arquivamento do setor de Registro Acadêmico. 
                          Nesse  sentido, a Instituição atribui uma parte da carga horária total do curso de  graduação em medicina para as atividades complementares correspondente a 160  horas, que não são alocadas em nenhum semestre específico. As atividades  complementares são planejadas pelos estudantes, seguindo seu interesse pessoal,  orientados pela coordenação do curso, e por ela posteriormente validadas, a  partir de critérios previamente estabelecidos.
 
                        
                 
                             
                             
                             
                            

 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                             
	 
