Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

Ensino

Atividades Complementares

 

Compondo o currículo pleno do curso orientado para o desenvolvimento de competências da FCM/TR a Unidade Educacional Complementar se realiza segundo os critérios estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso conforme Resolução CES/CNE Nº 2/2007 tendo por fundamento o Parecer CES/CNE Nº 8/2007. Essa, objetiva o desenvolvimento de um programa complementar de estudos que fortaleça a integração entre a prática e teoria e permita incorporar experiências que concorram para o seu crescimento profissional permitindo incorporar conhecimentos, habilidades, competências e conteúdos consonantes com as necessidades do setor saúde na região, permitindo a flexibilização curricular.


Nesse sentido, a Instituição atribuiu as atividades complementares como uma parte da carga horária total do curso, optando por não as alocar em semestres específicos, podendo ocorrer do início ao final do curso, estabelecendo a flexibilidade curricular conforme determina DCN’s (2014) (artigos 25 e 27 parágrafo único). São planejadas pelos estudantes, seguindo seu interesse pessoal, orientados pelos professores e pela coordenação do curso, que as validam a partir de critérios previamente estabelecidos considerando o regulamento institucional.


Dentro desta mesma perspectiva as Atividades Complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria e estágios, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional, ainda que esses conteúdos não estejam previstos no currículo pleno de uma determinada instituição, mas nele podem ser aproveitados porque circulam em um mesmo currículo, de forma interdisciplinar, e se integram com os demais conteúdos realizados.


Constituem subsídios importantes no currículo do curso, pois permitem a criação de diferentes tempos e espaços de vivência acadêmica para os discentes e para a socialização dos resultados de trabalhos capazes de propiciar atuações diferenciadas, percursos de aprendizagem variados, distintos modos de organização do trabalho, possibilitando o desenvolvimento e/ou a construção de competências e habilidades pela atuação cooperativa, bem como por atividades autônomas dos estudantes em projeto de investigação sobre temas específicos. Após a validação das mesmas os documentos comprobatórios são arquivados em pastas individualizadas de cada estudante segundo critérios pré-estabelecidos de arquivamento do setor de Registro Acadêmico.


Nesse sentido, a Instituição atribui uma parte da carga horária total do curso de graduação em medicina para as atividades complementares correspondente a 160 horas, que não são alocadas em nenhum semestre específico. As atividades complementares são planejadas pelos estudantes, seguindo seu interesse pessoal, orientados pela coordenação do curso, e por ela posteriormente validadas, a partir de critérios previamente estabelecidos.



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