Suprema - Faculdade de Ciências Médicas - FCM/TR

Extensão

Programa Integrador

Para o alcance da imagem-objetivo do PI, seu processo de ensino-aprendizagem é estruturado na relação entre os eixos: Individual, Saúde Coletiva, Processo de Trabalho e da Educação em Saúde.

 

Os eixos do PI são desenvolvidos em todos os momentos; o que diferencia um PI do outro é a complexidade decorrente das sucessivas aproximações do estudante com os cenários de prática, com os problemas e situações vivenciadas, o conhecimento construído, o conhecimento da realidade das famílias e comunidades. As disciplinas dos cursos, assim como a experiência de vida, darão suporte cognitivo, afetivo e psicomotor aos estudantes durante o processo ensino-aprendizagem.


O eixo da Saúde Individual leva em consideração a abordagem clínica contextualizada nos aspectos biopsicossocial, a relação profissional de saúde/usuário orientada pela escuta qualificada, pelo estabelecimento do vínculo e da responsabilização.

 

O eixo da Saúde Coletiva considera as necessidades de saúde e as multideterminações na perspectiva do contexto indivíduo/família/comunidade, ordenando as práticas profissionais pelas necessidades de saúde de uma determinada população.

 

O eixo do Processo de Trabalho em Saúde visa a desenvolver competências profissionais, orientadas por reflexões vivenciadas no cenário do processo de trabalho das equipes de saúde na atenção primária e em sua relação com o Sistema de Saúde.

 

O eixo da Educação em Saúde/educação ambiental busca desenvolver práticas educativas, visando às necessidades de saúde, soluções para diminuir a vulnerabilidade social e ambiental na perspectiva do autocuidado e da instalação de hábitos saudáveis em indivíduos/famílias/comunidades.

 

 


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